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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Investidores pressionam Nintendo a produzir para smartphones

A insistência da Nintendo em manter suas exclusividades e não produzir para smartphones está sendo vista como um sinal de decadência por parte de analistas de mercado e investidores. Para eles, o mau desempenho da Nintendo no primeiro semestre e a boa reação do mercado ao anúncio de um Pokémon para Android mostram que a estratégia de exclusividade não funciona mais.

“Smarthphones são o novo campo de batalha da industria de jogos. A Nintendo deve tentar comprar  seu caminho para esta plataforma ou desenvolver algo totalmente novo”, disse à Bloomberg o diretor de investimento da Stats Investment Management em Tóquio, Masamitsu Ohki...



Recentemente a Pokemon Company, que detém a marca Pokémon e tem a Nintendo como um dos principais acionistas, anunciou seus planos para desenvolver um jogo no iOS e Android. Em julho, quando o anuncio foi feito, a Nintendo foi taxativa dizendo que esta era uma decisão da Pokemon Company e não correspondia à sua estratégia de desenvolvimento particular.

"Eles não entendem. Venda suas ações, porque a direção que uma vez se destacou pela criatividade e pensamento diferente acaba de mostrar o quão atrasada está", comentou na ocasião o fundo MF Global FXA Securities Ltd.

Tetsuro Ii, presidente da Commons Asset Management, que é dona de 2.200 ações da Nintendo desde fevereiro, também acredita que a companhia de Kyoto irá diversificar sua estratégia de negócios em breve. Para ele, a Nintendo precisa “ser agressiva e fazer novas aquisições” e esta é uma “tarefa da administração de como fazer uso do dinheiro”, referindo-se aos US$ 10 bilhões em caixa da criadora de Mario.

A última aquisição da Nintendo ocorreu em 2007, quando incorporou a Monolith Software, produtora responsável pelo desenvolvimento de Xenoblade.

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, falou no mês passado durante reunião com investidores que a concessão de licenças poderia ser uma forma de lucro a curto prazo, mas isso pode representar um risco para suas franquias. “Eu poderia tomar tais decisões se eu fosse responsável apenas pelos lucros do ano fiscal. Mas, como eu também sou responsável pela visão da Nintendo a médio e longo prazo, nós temos que criar um conteúdo especial que não será facilmente empobrecido e preservar o valor de tal conteúdo para manter o nosso negócio competitivo”.

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