O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A verdadeira história por trás do desenvolvimento de Donkey Kong

Mesmo tendo lido diversos livros sobre videogames, pesquisar a história da Nintendo e da indústria de games, sempre aparecem curiosidades como essa – e que são simplesmente fascinantes...
O Gamasutra fez uma matéria especial com os segredos de Donkey Kong (fliperama) e apesar de 90% dela já ser de meu conhecimento, ela merece ser lida por quem se interessa no assunto. Os 10% que eu não sabia dizem respeito aos direitos sobre o código original de Donkey Kong.


Miyamoto foi encarregado de criar um novo game para salvar a Nintendo nos EUA após os fliperamas de Radar Scope não obterem o mesmo sucesso que no Japão. A tarefa era achar um novo título que pudesse ser ‘instalado’ nas máquinas de arcade ‘inúteis’ que Arakawa (genro de Yamauchi e presidente da Nintendo America) tinha nas mãos.
Shiggy então elaborou DK, mas a programação do jogo foi feita pela Ikegami Tsushinki, uma empresa de engenharia que na época prestava esse tipo de serviço para diversas empresas que estavam começando a se aventurar no mundo dos jogos eletrônicos.
Na ROM original de Donkey Kong é possível encontrar o crédito:

CONGRATULATION !IF YOU ANALYSE DIFFICULT THIS PROGRAM,WE WOULD TEACH YOU.*****TEL.TOKYO-JAPAN 044(244)2151 EXTENTION 304 SYSTEM DESIGN IKEGAMI CO. LIM.


Voltando aos EUA, quando Donkey Kong tornou-se um absoluto sucesso a Nintendo não tinha como suprir o mercado com as placas fornecidas pela Ikegami e então Arakawa decidiu começar a fabricar os jogos na América mesmo. Só havia um pequeno porém: a Ikegami tinha direitos exclusivos sobre a fabricação e fornecimento de placas de Donkey Kong para a Nintendo – todo o resto (personagens, design, músicas) pertencia à Big N.
Ao ver a Nintendo fabricando 80 mil fliperamas a Ikegami obviamente não ficou nada feliz e rompeu o relacionamento. É um curioso caso de a Nintendo infringindo os direitos autorais sobre seu próprio produto e o resultado foi uma batalha judicial de quase uma década; em 1990 as empresas chegaram a um acordo em uma quantia não declarada.

Ao perder a ajuda da Ikegami a Nintendo ficou sem ninguém para ajudar no desenvolvimento de games, pois ainda não possui profissionais especializados em programação e engenharia. Eles então contrataram a Iwasaki Engineering para abrir e fazer engenharia reversa em DK, criando assim Donkey Kong Jr – e dessa vez o contrato firmado era bem mais claro sobre quem era dono do quê.
Com o passar dos anos muitas pessoas da Iwasaki começaram a integrar as novas divisões internas para desenvolvimento de jogos na Nintendo.

Esse caso explica porque, até hoje, nunca tivemos um relançamento de Donkey Kong original em nenhuma plataforma e indica que isso provavelmente nunca vá acontecer.

By Gous07, via Gamasutra

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