O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Você se lembra desta frase “Winners Don’t Use Drugs”???

Velhos tempos que não voltam e gerações que nunca irão sentir o que alguns de nós, com pouco mais de 20 anos sentiu...Se você frequentou algum fliperama nas década de 80 ou 90, certamente conhece uma tela em que podíamos ler algo que em inglês dizia “Vencedores não usam drogas”, o símbolo do FBI e o nome do diretor da instituição, William S. Sessions, mas você conhece a história por trás de uma das frases mais conhecidas da história dos jogos eletrônicos?..


O site 1UP publicou um artigo muito legal sobre o assunto, onde eles dizem que a ideia veio do próprio Mr. Sessions, advogado bem sucedido e condecorado piloto da Força área norte-americana que após assumir a polícia federal do país tinha como um dos principais objetivos diminuir o tráfico de drogas e percebeu que a melhor maneira para fazer isso seria falando diretamente com os jovens e como a indústria dos jogos eletrônicos crescia rapidamente, estava ali o meio ideal.






Após conversar com Robert Fay, da associação americana responsáveis pelos arcades, ele conseguiu convencer 17 das 20 principais fabricantes de máquinas, como Taito, Tecmo e Tradewest a inserirem a imagem em seus jogos e durante vários anos a tela praticamente não passou por mudanças. Mesmo com os avanços da tecnologia que permitiu títulos cada vez mais bonitos, o escudo do FBI tornou-se apenas um pouco mais detalhado, mas sempre sem a utilização de efeitos ou firulas.

É pouco provável que a campanha tenha conseguido diminuir o uso de drogas entre os jogadores, mas mesmo assim ela se tornou amplamente conhecida e passou a fazer parte da cultura popular, tendo virado camisetas e aparecido em episódios dos Simpsons e mesmo com William S. Sessions tendo deixado a alta cúpula do FBI em 1993, ela não deixou de aparecer nas telas de inúmeros arcades, até que em 1998 o Marvel vs. Capcom fui um dos últimos jogos a trazer a memorável tela.

Um comentário: