O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hacker que roubou código de Half Life 2 pede desculpas após 8 anos


O alemão Axel Gembe, responsável por um dos maiores crimes digitais envolvendo um hacker e uma produtora de jogos, deu entrevista ao site Eurogamer, onde disse que se arrepende muito pelo que... fez. Para quem não está ligando o nome à pessoa, Gembe roubou o código-fonte de Half Life 2 dos servidores da Valve em 2003 só porque queria ser o primeiro a jogar.

Tudo começou com um rapaz que morava em uma pequena cidade na Alemanha e que queria jogar logo Half Life 2. Em 2003, ele invadiu um dos servidores da Valve e conseguiu ter acesso ao código-fonte do jogo. Ao invés de se contentar em ter hackeado o servidor, ele resolveu espalhar o código em diversos torrents pelo mundo. Foi apenas uma das besteiras que ele, hoje, admite ter feito





A outra foi mandar um e-mail para Gabe Newell, fundador da Valve, explicando por que fez isso, pedindo desculpas e ainda por cima reivindicando um emprego na desenvolvedora. Newell se mostrou interessado e chamou alguns programadores do time de desenvolvimento para entrevistá-lo por telefone, uma técnica bem comum usada pelo FBI para conseguir uma declaração de culpa do próprio acusado. Gembe aceitou, “passou” na entrevista e estava pronto para ir aos Estados Unidos com tudo pago pela Valve para uma nova entrevista frente-a-frente com seu ídolo. A ideia era deixar o FBI mesmo recepcioná-lo no aeroporto e já sair com o alemão preso de lá, mas a polícia alemã interferiu e acabou prendendo Gembe em sua própria casa.

O roubo causou um enorme prejuízo financeiro e moral para a Valve. Cada mês de produção de Half Life 2 custava US$ 1 milhão para a desenvolvedora e este incidente fez o título ser lançado um ano e três meses após o esperado. Além disso, a equipe de desenvolvimento que estava trabalhando nele há três anos perdeu grande parte da motivação ao saber que todo seu trabalho foi roubado e jogado de qualquer forma na rede.

Gembe foi interrogado pela policia e acabou condenado a dois anos de trabalho comunitário. Depois disso, ele conseguiu um emprego em uma empresa de segurança virtual desenvolvendo aplicativos para Windows.

Hoje, oito anos depois do ocorrido, Gembe se diz arrependido e sempre que pensa no caso se sente mal. Seu recado para Gabe Newell: “Eu sinto muito mesmo pelo que fiz a você. Eu nunca quis causar nenhum mal. Esta não era minha intenção. Se eu pudesse desfazer, eu faria. Ainda fico triste quando penso nisso tudo. Eu adoraria ter ficado apenas olhando vocês fazendo o que fazem, mas eu estraguei tudo. Vocês são minha desenvolvedora favorita e eu vou sempre comprar seus jogos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário