O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Especial – Shigeru Miyamoto – Parte 3

Vamos para terceira e última parte de nosso especial sobre Shigeru Miyamoto.
Nessa terceira parte, conheceremos a fundo a franquia Zelda, um dos maiores RPG’s de todos os tempos....

The Legend of Zelda é uma franquia consagrada, criada por Shigeru Miyamoto no ano de 1986 e que completa 25 anos agora no próximo dia 21 de fevereiro.
A franquia ostenta um status de clássico e como um bom RPG, não deixa de abusar do clima de super produção com ótimos quebra cabeças e uma trilha sonora fantástica.

As batalhas em Zelda não seguem os tradicionais RPGs de turnos japoneses, mas sim elas são em tempo real como qualquer jogo de ação tradicional. Para muitos Zelda é um verdadeiro RPG de ação.
Muitos episódios do game estão entre os melhores jogos e mais bem avaliados pela crítica especializada.




Zelda é uma série cheia de mistérios e segredos, que culminam em uma cronologia bastante confusa que ajudou a nascer um dos mais intrigantes mistérios no mundo dos games.

Qual a ligação entre os vários games da franquia ?
Existem várias teorias que tentam explicar a linha do tempo de Zelda e qual a relação entre os games já lançados.
Algumas teorias rolam entre os fãs da série, uma delas é que cada game se passa num universo paralelo.
Com isso várias dúvidas apareceram como por exemplo:
Quantas Princesas Zeldas existem ? Quantos Links existem ?
A Big N não trata o assunto de maneira oficial e muito menos o mestre Myiamoto da respostas para os segredos da franquia.
Foram pesquisados em comunidades e fóruns de fãs da Nintendo e de Zelda que no ínicio de 2010, a revista Nintendo UK’s Official Nintendo Magazine divulgou três paginas inteiramente dedicadas a um dos maiores mistérios já criados em cima de um game.

A linha do tempo de Zelda

A primeira página da matéria mostra as perguntas em torno da franquia e a posição de cada game em um diagrama.


A segunda página é o diagrama citado na primeira página, nota-se que há algumas contradições e leves distorções de fatos e de prováveis acontecimentos que aconteceram na franquia. (vale lembar que essa linha do tempo não é oficial da Nintendo e de nenhum criador/produtor da série The Legend of Zelda)



A terceira página é dedicada a perguntas, respostas e co-relações entre o diagrama com fatos que se encontram entre os jogos da franquia.




A conclusão da própria revista e dos diversos fãs da franquia é que apesar das várias teorias e tentativas de se encontrar a resposta definitiva para as perguntas em torno de Zelda, somente a Nintendo e Shigeru Miyamoto poderão esclarecer de vez o mistério.
Quem sabe um dia caros "zeldistas"

Um pouco da história de Zelda

A história do game se resume em salvar o reino de Hyrule, salver a Princesa Zelda do vilão chamado de Ganon (Ganondorf em sua forma monstruosa ) e proteger a Triforce, um símbolo que foi deixado pelas deusas, e que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas também pode destruí-lo se cair em mãos erradas.

Shigeru Miyamoto se inspirou diretamente nas lembranças de sua infância em Kyoto, onde ele gostava de brincar dentro de cavernas da região, lagos e explorar pequenas florestas.
Sobre o nome Zelda, diz a lenda que ele foi inspirado na esposa de um famoso escritor americano chamado Francis Scott Fitzgerald, o nome dela era Zelda Sayre.

Os melhores games da franquia

The Legend of Zelda – 1986


The Legend of Zelda foi lançado em 1986 para o NES. O game foi o primeiro cartucho a possuir uma bateria interna para você salvar sua aventura a qualquer momento.

Zelda tinha um vasto mundo (para a época) cheio de segredos, puzzles e uma história envolvente. Zelda chegou detonando e mostrando força, o jogo tornou-se o primeiro game da Nintendo a vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos.


  Em 1988, foi lançada a continuação, The Legend of Zelda 2: Rinku no Bouken (Zelda II: The Adventure of Link), no Japão. O jogo não agradou muito os fãs da franquia, porque chegou com muitas mudanças, a mais polêmica foi a visão da camera que agora era lateral. Apesar de um bom game The Legend of Zelda 2 The Adventure of Link é considerado pela grande maioria o pior game da franquia Zelda.(particularmente não acho).

OBS: Uma curiosidade sobre os dois primeiros games da franquia, é que as duas primeiras versões do game lançadas no Japão, não foram lançadas em cartuchos e sim em disquetes exclusivos para o Famicom Disk System, acessório do Famicom que foi lançado somente no Japão..

The Legend of Zelda: A Link to the Past – 1991


The Legend of Zelda: A Link to the Past (Zelda No Densetsu: Kamigami No Triforce), é lançado em 1991 para o Super Nintendo.
A Nintendo depois de ouvir muitas críticas em Zelda 2, parece ter escutado os fãs mais fervorosos da franquia e em The Legend of Zelda: A Link to the Past trouxe de volta vários elementos que tornaram o primeiro Zelda um clássico. E assim a franquia Zelda voltou a fazer sucesso, o game se tornou um dos mais populares da época.

Bom trabalho Nintendo. 
OBS: O game trouxe mais uma novidade para a série, agora o jogo se dividia em dois mundos diferentes (Dark World e Light World) agora viajar entre os mundos era obrigatório para abrir passagens.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time – 1998

 

Chegamos ao ano de 1998, E este sim, pode-se dizer que foi o game mais aguardado da história dos video games. Zelda chega ao Nintendo 64 retornando após anos de espera.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time pode ser considerado o ápice de toda a série, o game é considerado até hoje um dos melhores jogos de todos os tempos.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o único Zelda a tirar nota máxima nos principais sites de games e revistas especializas. O jogo inovou na época ao apresentar um sistema de mira chamado Z-Targeting, que permitia ao jogador travar a mira em um inimigo ou objeto. Junto com Mario 64, Zelda é disparado o melhor game do N64.

The Legend of Zelda: The Wind Waker 

 

Em dezembro de 2002, é lançado o polêmico The Legend of Zelda: The Wind Waker para o GameCube, o jogo causa um choque entre os fãs da franquia pelo fato do game ter um visual de desenho animado, um grande trabalho feito em Cel-shading pela Nintendo, apesar da rejeição inicial o game é mais um sucesso de venda e crítica.

The Legend of Zelda: Twilight Princess – 2006

 

No dia 19 de Novembro de 2006 é lançado para o Nintendo Wii e mais tarde para o Game Cube, The Legend of Zelda: Twilight Princess. O game volta as origens e agora trás gráficos realistas. O game tem uma responsabilidade extra, substituir Super Mario Galaxy no lançamento do Nintendo Wii.
Twilight Princess recebeu várias críticas positivas e foi escolhido o jogo do ano em 2006.

Curiosidades:

• Apesar de inúmeras referências oficiais apontarem o nome do herói como Link, cabe ao jogador definir como se chama o protagonista. Link é “elo”, em inglês, fazendo referência à ligação entre ele e o jogador.

• Link é canhoto, apesar de alguns jogos 2D mostrarem a espada em mãos diferentes quando ele olha para para a direita.

• Desde o lançamento de A Link to The Past, o protagonista quase sempre começa suas aventuras dormindo.

• Na versão norte-americana de A Link to the Past, existe uma sala secreta cheia de rupees (o dinheiro de Hyrule). Essa sala recebeu o nome de um assinante da revista Nintendo Power, Chris Houlihan, e não aparece nas versões japonesas. Ela reaparece no remake para Game Boy Advance, mas sem a mensagem do leitor.

• Os cuccos, galinhas que fazem sua estréia em A Link to the Past, são mais perigosos do que parecem. Se você ataca um, ele foge assustado. Mas se você continuar judiando dos animais, a tela se enche de versões voadoras – e bastante agressivas!
Não poderíamos acabar nosso especial sem deixar de citar que Shigeru Miyamoto foi responsável direto pela criação do direcional em cruz (Nes), do analógico e agora no Wiimote.

Obrigado Shigeru Miyamoto.



Quero agradecer a todos que acompanharam este especial aqui no blog On Games Live


Abraço amigos.

Atenciosamente,
Gustavo


 

 

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