O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Especial Shigeru Miyamoto – Parte 2

Chegamos a segunda parte de nosso especial sobre o mestre Shigeru Miyamoto.
Na primeira parte você conferiu como Miyamoto chegou a Nintendo, seus primeiros jogos e muito mais.

Nessa segunda parte, vamos acompanhar o nascimento do...
game Mario Bros, curiosidades sobre seu desenvolvimento e um apanhado geral de toda a série.
Nasce o game Mario Bros para o Arcade, o embrião da série Super Mario Bros…
Chegamos ao ano de 1983, Shigeru Miyamoto inicia o novo ano com um desejo, o projeto de Shigeru era fazer um game focado somente no personagem Mario, personagem que ele enxerga muito potencial em seu game anterior.

OBS: Vale lembrar que depois do lançamento de Donkey Kong, Mario que ainda era chamado de Jumpman fez mais sucesso que a própria estrela do game o macaco Donkey Kong.

Depois de algumas reuniões com a Nintendo, nasce o projeto para os Arcades chamado de Mario Bros, o primeiro game com a participação de Mario.
Em Mario Bros o bigodudo da Nintendo muda de profissão e pela primeira vez ele se torna um encanador (Mario no game Donkey Kong era um carpinteiro).
OBS: O nome do personagem Mario foi dado em homenagem a um funcionário da Nintendo chamado Mario Segali, que era muito parecido com o personagem do game.
Mais uma curiosidade que merece ser lembrada, é de que a mudança de profissão de Mario, somente aconteceu, porque um amigo de Shigeru Miyamoto disse que Mario parecia mais com um encanador de que com um carpinteiro.


E assim o enredo do game começa a tomar forma, Mario deveria com a ajuda de seu irmão limpar os canos da cidade, dentro de um esgoto infestado de pragas, tartarugas, etc.

Além do enredo que pela primeira vez era o foco principal de um game, Mario Bros trouxe algumas novidades, como o modo cooperativo para dois jogadores e também agora Mario teria um ajudante, seu irmão Luigi, ou como alguns preferem denominar o irmão “fracassado” de Mario. :)
A jogabilidade de Mario Bros se resumia a pular sobre plataformas, golpeando seus inimigos, a cada inimigo morto você ganhava moedas de ouro.
Apesar das inovações e da ótima execução, Mario Bros fez apenas um sucesso modesto nos Arcades.

O começo do império da Nintendo

No dia 13 de setembro de 1985 (curiosamente em uma sexta-feira 13) é lançado o game que muda e quebra todos os paradigmas dos jogos 2D.
Nesse dia é lançado Super Mario Bros para o Nes.
Vamos falar um pouco desse clássico, no game você controla Mario, que tem a missão de salvar o reino dos “cogumelos”, além disso, salvar a princesa Toadstool do vilão do game Koopa (Bowser, nas versões posteriores).

Umas das características que o game trouxe foram as fases marcantes e únicas, fases com vários inimigos, segredos e passagens secretas. Algo totalmente inédito na época.
Mais uma inovação é que o game foi o primeiro jogo de plataforma com rolagem lateral (side-scrolling) lançado.

Miyamoto e sua equipe criaram fases geniais, uma jogabilidade viciante com musicas assinadas pelo mestre Koji Kondo.
Até hoje Super Mario Bros de 1985 é considerado por muitos o melhor game de Mario já lançado. Vale a pena conferir.

Mario e suas continuações

 No ano de 1986 é lançado no Japão o game Super Mario Bros.: The Lost Levels.

A versão americana do game chamada de Super Mario Bros 2 é totalmente diferente da versão lançada no Japão. O game americano foi feito em cima da versão de Doki Doki Panic. Os motivos para essa bizarra decisão, foram a dificuldade elevada da versão feita pela Nintendo Japonesa. A Nintendo of America com medo de uma possível rejeição do publico, preferiu apenas adaptar Mario a um game já existente. “Nintendo Wii Fellings”



No ano de 1988 é lançado Super Mario Bros 3 para o NES.
Super Mario Bros 3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo, recorde que durou até pouco tempo, quando foi batido pelos games casuais do Nintendo Wii.


Na minha humilde opinião, Super Mario Bros 3 é o melhor game já lançado de Mario em todos os tempos. Se você curte bons jogos, o game é mais do que uma recomendação, e sim uma obrigação.


Chegamos a 1990 saí no Japão Super Mario World para Super Nes.

O game acompanhava o recém lançado Super Nintendo. Super Mario World é um sucesso de vendas e bate de frente com o Sonic The Hedgehog do Mega Drive.


Em 1993 saí à coletânea Super Mario All-Star, coletânea de jogos do Mario, nela está incluso os 3 episódios originais que saíram para o Nes com melhorias na trilha sonora e nos gráficos. O jogo vende muito e resgata toda magia dos 3 games de maior sucesso da franquia até aquele momento.



No ano de 1995 é lançado Super Mario World 2: Yoshi’s Island.
Os gráficos do jogo eram espetaculares, o game possuia o chip Super FX 2, chip que adicionava vários efeitos avançados para o Super Nintendo e que vinha junto do cartucho do game. No game também tínhamos a estréia de Yoshi.




No ano de 1996 é lançado Super Mario 64, primeiro jogo 3D do Mario e mais uma página que é virada na histórias dos games.
Super Mario 64 é um divisor de águas nos jogos 3D.


Em agosto de 2002 é lançado o “mais do mesmo” Super Mario Sunshine para o Game Cube da Nintendo.
Mario Sunshine apesar de um ótimo game, ficou com uma sensação de uma certa decepção em torno de um game que prometia ser a seqüência de Mario 64.
Talvez o maior pecado dele foi o hype criado por ele ser a seqüência direta de praticamente perfeito Super Mario 64.



Chegamos a 2007, mais exato no mês de novembro, é lançado em todo mundo Super Mario Galaxy para o Nintendo Wii.
A Nintendo mais uma vez conseguiu reinventar o gênero plataforma, e sem dúvida Super Mario Galaxy é um dos melhores games do Nintendo Wii e também da geração.


New Super Mario Bros Wii foi lançado em novembro de 2009, antes disso recebeu sua versão no Nintendo DS.
O game na verdade é um remake da versão do DS, que usa vários elementos antigos dos jogos 2D da franquia.
O game é uma obra prima dessa geração e bate de frente com os melhores jogos do bigodudo em sua fase 2D.



Super Mario Galaxy 2 foi lançado em maio de 2010,e desde então ocupa o cargo de melhor game do Nintendo Wii.
O game que na verdade teria apenas levels que sobraram de Super Mario Galaxy 1, foi praticamente refeito do zero, usando a mesma engine, agora bastante otimizada.
Resultado ? O game chega perto da perfeição e chuta bundas de muitos games já lançados para os consoles ditos da “geração HD”. Parabéns Nintendo.


Antes que eu começe a ser xingado, vale lembrar que apenas estou citando de uma maneira bem superficial os games da franquia que foram lançados para os consoles de mesa da Nintendo, pois vale lembrar que a franquia Super Mario Bros também recebeu versões para os portáteis Game Boy, Game Boy advance e para o Nintendo DS.

Curiosidades da franquia Super Mario Bros

  Super Mario Bros vendeu até hoje a “bagatela” de 40,32 milhões de cópias em todo mundo. O game foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão), que um pouco antes havia sido lançado e tinha como maior objetivo salvar a indústria do “crash” de 1984.

A trilha sonora, um dos destaques do jogo, foi composta por Koji Kondo, muito importante para a série, pois ele foi o compositor de todos os episódios principais da franquia. Koji Kondo além da série Mario também trabalhou na franquia Zelda.
No desenvolvimento de Super Mario World 2, Shigeru Miyamoto ordenou que seus funcionários trabalhassem no sentido de criar um game com gráficos de ponta. Shigeru queria fazer gráficos avançados, mas não tanto como os gráficos do recentemente lançado Donkey Kong Country.

Recordes

- O recorde do jogador que terminou o jogo mais rapidamente, sem usar nenhum cheat, pertence a Andrew Gardikis, diz a “lenda” que ele terminou o game em 19 minutos e 57 s.
- Assumindo a possibilidade de usar os canos de teleporte, o recorde de tempo pertence à Trevor Seguin, que terminou o jogo em 5 minutos e 9 segundos.

- O recorde do jogador que fez mais pontos pertence ao canadense Brian P. Sulphe, que terminou o game com 1.044.950 pontos.
Bom por hoje é só pessoal.
Na próxima parte de nosso especial sobre Shigeru Miyamoto, você vai conferir a história por trás do desenvolvimento da franquia Zelda.

Abraço amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário