O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Especial Shigeru Miyamoto – Parte 1

Vamos a primeira parte desse pequeno especial no qual a responsabilidade de um bom projeto é grande, mas não maior que alegria de se falar de um dos maiores responsáveis pelo sucesso que é a...
indústria dos jogos hoje. Durante toda semana você vai conhecer a história de vida, o nascimento do clássico Mario Bros, nascimento da lenda chamada Zelda, curiosidades e muito mais.

O que seria dos jogos sem Shigeru Miyamoto ?

Um mundo sem Mario Bros e Zelda ? Um mundo sem a guerra dos 16 bits ?
Seria a Nintendo apenas uma uma mera empresa que apenas venderia brinquedos e maquinas de fliperama fracassadas no Japão ?

Hoje essas são apenas suposições totalmente bizarras e improváveis, mas sem Shigeru Miyamoto o “crash” dos video games no ano de 1984 teria grandes chances de se consolidar, e numa conseqüência direta empresas como Sega, Sony, Microsoft entre outras, talvez nunca teriam entrado nesse mercado e em mais uma “suposição” o fim da indústria dos games seria agora uma realidade.
 Considerado por muitos o “cara” da indústria. A mente criativa e genial Shigeru Miyamoto criou várias franquias de sucesso, clássicos inesquecíveis, trabalhou em projetos que se tornaram referências até os dias de hoje, personagens que se imortalizaram e levaram a Nintendo a ser uma das maiores empresas do mundo.




As obras primas de Miyamoto: Mario e Zelda

As linhas de um simples texto em um blog se tornam minúsculas sempre que o assunto principal é os games Mario e Zelda.
Jogabilidade praticamente perfeita, inovação, originalidade, personagens cativantes, trilhas sonoras impecáveis e sem esquecer da diversão ao extremo, são alguns dos ingredientes desses clássicos que se tornaram imortalizados e merecem sempre destaque na biblioteca de jogos de qualquer console da Nintendo. 

OBS: Nas próximos capítulos de nosso especial, vamos falar exclusivamente das duas franquias.






Começo da Carreira na Nintendo

Shigeru Miyamoto nasceu em Quioto, Japão no ano de 1952, mas só chegou a Nintendo no início dos anos 80.
A empresa precisava entrar no mercado americano, a idéia inícial era entrar no mercado de fliperamas, pois era muito lucrativo e um sucesso total na época.

Foram criados cerca de 300 unidades de um game para fliperama chamado Radar Scope, porém o jogo foi um fracasso total, porque além de muito ruim, o game não trazia nada de novo ao mercado. O jogo foi tão criticado e desprezado pelos americanos que vendeu apenas 100 unidades, isso mesmo um terço do que tinha sido produzido, o resto foi parar no estoque da empresa.

A história de Shigeru Miyamoto dentro da Nintendo começa quando Minoru Arakawa que na oportunidade era genro do CEO da Nintendo Hiroshi Yamauchi, pede ao seu “sogrão”, para reprogramar Radar Scope e fazer um jogo totalmente novo.

O risco de mais um fracasso era iminente e seria fatal para as pretensões da Big N no EUA, a recém criada Nintendo of America corria perigo e teria que fechar as suas portas caso acontecesse mais um revés.
Hiroshi Yamauchi, aceitou a proposta de um novo game e entregou o desafio para o programador Gunpei Yokoi e seu parceiro que estava iniciando, um jovem chamado de Shigeru Miyamoto. 
Shigeru era artista gráfico e nunca havia feito um game antes, mas tinha um dom e uma qualidade que poucos tinham dentro da Nintendo. Miyamoto além de muito inteligente era muito criativoe na maior parte do tempo tinha grandes idéias que seriam decisivas para o futuro da empresa.

O Começo do Projeto Donkey Kong

Pela primeira vez em um projeto de um game, a história ou como alguns preferem falar, o enredo seria feito antes do gameplay ser programado.
OBS: É meu amigo estávamos nos anos 80.


O “novo” game da Nintendo imitava o desenho Popeye, porém devido a problemas com direitos autorais e mudanças no rumo do projeto, o jogo teve seus personagens modificados: Brutos foi trocado por um gorila (Donkey Kong) e Popeye por um carpinteiro chamado Jumpman (Mario) que tinha como objetivo resgatar “Lady” ou Pauline (que representava a Olívia do desenho).

E assim no ano de 1981, é lançado para o Arcade o game Donkey Kong, o game se torna um sucesso instantâneo e começa a mudar a história da Nintendo e de Miyamoto, além disso o game revela dois personagens clássicos: Donkey Kong e principalmente Mario Bros, que de apenas um coadjuvante se tornaria num futuro próximo o mascote da empresa e o personagem mais famoso da história dos games.

Bom por enquanto é só pessoal.
Chegamos ao final da primeira parte do especial Shigeru Miyamoto.
Na próxima semana, na segunda parte do especial Shigeru Miyamoto, vamos falar da franquia Mario Bros e suas curiosidades.




Curiosidades:
  • Shigeru Miyamoto é chamado de “Spielberg” dos videogames, pela sua grande importância e repercussão no mercado gamístico, do mesmo jeito que o Steven Spielberg é para o ramo de cinema e televisão.
  • Seu personagem preferido não é Mario, como a maioria deve imaginar, mas sim o PacMan.
 Abraço amigos do blog On Games Live.

Gustavo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário