O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Curiosidades e esboços da origem de Super Mario Bros.

No último Iwata Asks sobre Super Mario Bros. (no qual Miyamoto confirmou a produção de um título da série para o 3DS) o presidente reuniu todos os envolvidos com o primeiro game para...
discutir seu nascimento e as dificuldades enfrentadas.

O papo traz muitas curiosidades como esboços feitos por Miyamoto em 1985, a ideia de pular com o d-pad, dar a Mario um canhão e até um foguete para ele voar – o que futuramente virou uma nuvem. Além disso é incrível saber que Super Mario Bros. foi criado com apenas 256 kilobits de memória.
Isso fez os designer buscarem soluções criativas como repetição de itens e blocos no cenário (no caso dos castelos, por exemplo, ou nuvens e moitas que são a mesma coisa) ou a repetição de efeitos sonoros. Até o último momento Miyamoto contava os bytes livres para ver se dava para colocar alguma coisa.

Apesar de ser revolucionário por trazer um mundo que ‘rola’ para o lado Super Mario Bros. se beneficiou de experiências anteriores da Nintendo, em especial Excitebike que já apresentava algo nesse sentido. O movimento de itens em Donkey Kong também ajudou na hora de colocar inimigos andando pelos mundos de Mario.
A leitura toda é um prato cheio para quem deseja saber mais a respeito desse pequeno projeto que virou uma febre mundial. Sigam o link abaixo.

















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