O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

sábado, 15 de janeiro de 2011

AMD Radeon 9670 é placa de video que suporta até seis monitores com ótimo desempenho


Desde a aquisição da ATI pela AMD em 2006, suas placas de vídeo passaram por uma grande evolução tecnológica. Um exemplo disso é a AMD Radeon 6970, último lançamento da empresa, que chegou ao mercado norte-americano no final de 2010 e só agora...
começa a aparecer nas lojas de informática de todo o Brasil.

Apesar de seu preço salgado, cerca de R$ 1600, a placa prova que pode rodar jogos com quase todos os efeitos no máximo e sem deixar o micro engasgar na hora mais importante: a da diversão.
Conhecendo o brinquedinho

Medindo 27 centímetros de comprimento a Radeon HD 6970 é a primeira placa de vídeo da AMD que traz a arquitetura Cayman, que em português claro, tem um desempenho melhor em aplicativos que usam intensamente mudanças geométricas repentinas, ou seja, jogos. Isso tudo porque a placa tem 2 GB de memória GDDR5 que opera a 1375MHz. Teoricamente a placa pode processar 176GB/s de dados por segundo, um número robusto e de respeito.

Além disso, no lado controlador a HD 6970 tem um novo software de controle, o Catalyst Control Center, no qual os jogadores mais observadores podem fazer ajustes para melhorar as imagens. Outro recurso da GPU é a tecnologia PowerTune, que roda em segundo plano ajustando o desempenho da placa ao mesmo tempo que previne superaquecimentos - e impedindo que o investimento feito não seja jogado pelo ralo.

A placa de vídeo tem duas saídas mini-DisplayPort 1.2, um conector HDMI 1.4a e dois plugs DVI-D. O DisplayPort 1.2 é um novo padrão de saída de vídeo que permite ligar até três monitores. Para isso, é necessário que os monitores sejam compatíveis com o padrão e sejam ligados em cascata (um ligado no outro) ou usando um hub de transporte multi-stream Eyefinity (de preferência um recomendado pela AMD). No frigir dos ovos, isso significa ligar até seis monitores simultaneamente, o que é ótimo para profissionais de vídeo que precisam de uma área de trabalho enorme.
Resultados dos testes

Para fazer os testes, foram usados os jogos "F1 2010" usando a análise de dados do jogo, "StarCraft II" e "Call of Duty: Modern Warfare 2" com vídeos capturados com o sofware Fraps, que analisa os quadros por segundo dos gráficos exibidos. Além dos indispensáveis benchmarks 3DMark.
O teste feito com o 3DMark Vantage é chamado de teste sintético, que não representa o desempenho real da máquina em jogos, mas serve para dar uma ideia de como a placa vai se comportar em jogos que utilizam a tecnologia DirectX 10.

Para tal, o teste foi realizado na resolução de 1680 por 1050 pixels. Nesse caso a 6970 marcou impressionantes 15.782 pontos. Entretanto, quando usado a opção de comparar com outros resultados de máquinas cadastradas no site do 3DMark é possível notar que em todos os casos a placa da Nvidia GTX 570 se sai melhor.

Já o resultado usando o DirectX 11 a 9670 foi muito além. Com esse Benchmark é possível usar as configurações Performance e Extreme. Na primeira opção, a GPU marcou 5.212 pontos e na segunda foram 1.783 pontos. Esse desempenho mostra o diferencial de 2 GB de memória embutidos na placa.

Ao rodar "F1 2010" na máxima qualidade é possível ver todos os pequenos detalhes em alta definição. O jogo possui um benchmark apurado que foi adicionado no primeiro patch de atualização. Com isso foi possível fazer o teste com os gráficos na máxima qualidade em DirectX 11 e com 8X de Multisample Anti-Aliasing.



Na resolução de 1280X720 o jogo chegou a picos de 84 frames por segundo e caindo para 74 quadros em momentos de grandes movimentações na pista. Já com a exibição em gigantescos 1680X1050 o pico foi de 74 quadros e teve quedas para 61 frames. Um resultado excelente e acima das expectativas dos fãs de jogos de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário