O verdadeiro guerreiro não é aquele que nunca cai, e sim aquele que sempre se levanta...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Relembre as participações de Michael Jackson nos games

A geração que cresceu com os videogames e viu uma indústria nova surgir foi a mesma espectadora da revolução da música pop de Michael Jackson. Os dois fenômenos surgiram na mesma época, no final dos anos 70, estouraram nos anos 80, mas só no começo dos anos 90 se misturaram, quando o Rei do Pop ganhou o primeiro jogo baseado em sua figura, Moonwalker, produzido pela Sega para o Mega Drive e computadores que iam desde o PC ao MSX. O reconhecimento de que Michael ...Jackson era um artista com carisma e talento suficientes para vender até videogames baseados sem sua imagem -- algo inédito até hoje -- continuou por mais de uma década, com a produção de dois ótimos jogos em que ele fez participação especial: Space Channel 5: Part 2 e Ready 2 Rumble: Round 2, sem falar dos zumbis em homenagem a Thriller vistos em Plants vs Zombies, lançado este ano, e na aparição de suas músicas em praticamente todos os jogos de karaokê.
 Moonwalker foi o jogo de videogame mais famoso de Michael Jackson, até porque foi feito ainda no auge da carreira  do artista, em 1990, e como o nome já diz, foi baseado em sua música e o tinha como herói principal. A qualidade do jogo era mediana, mas quem viveu a era do Mega Drive e SNES deve se lembrar de um dos "sprites" icônicos daquela geração, o de Michael Jackson em um terno branco, com uma animação que reproduzia seu mais famoso passo de dança, o Moonwalk. A fase do jogo em que ele entra em uma sala, joga uma moeda na jukebox e começa a eliminar os inimigos com golpes de dança, ao som de Smooth Criminal, é clássica. O jogo era uma espécie de luta com scroll lateral, no estilo Double Dragon, com a diferença que o herói agora não era um mestre de artes marciais, mas o mestre da música pop. Ironicamente, no contexto dos escândalos da fase decadente do artista, o enredo do jogo colocava Michael Jackson em busca de crianças raptadas por um certo Mr. Big.
Em Space Channel 5: Part 2, Michael apareceu como coadjuvante em um dos estágios avançados da aventura. Mas foi uma presença marcante no jogo: ele era Space Michael e estava no jogo para ajudar a personagem principal, Ulala, a livrar o mundo de alienígenas dançando. Seu grito-marca-registrada "uuuh" era uma das armas para derrotar os inimigos na base da música.
 Foi só em Ready 2 Rumble: Round 2 que Michael Jackson mostrou que além de dançar e cantar, podia derrotar inimigos da forma tradicional, com golpes de boxe. Aqui o Rei do Pop aparece em seus trajes de palco, mas com luvas de boxe e disposição para dar alguns socos nos adversários.
A última influência do cantor nos videogames foi vista há alguns meses, com Plants vs Zombies, um jogo casual da PopCap Games para PC e Mac no estilo "Tower Defense". As plantas lutam contra uma invasão de zumbis em um jardim, e como os mortos-vivos são sempre associados ao clássico video de Thriller, um dos zumbis é nada menos que aquele Michael Jackson zumbificado. E, claro, seu ataque é precedido de uma dança que faz novos zumbis sairem do chão para atacar as plantas do jogador.

De certa forma, o artista mais esquisitão da história deixou sua marca também nos videogames, em pelo menos três grandes jogos, para plataformas de ponta. Não existe outro cantor que tenha algo parecido no currículo, portanto quando o "pop" se referir à cultura dos videogames, Michael Jackson também foi soberano nesta arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário